CIÊNCIAS BIOLÓGICAS




4 de março de 2016

Sugestão de Atividade



Educação Infantil


O livro As Partes do Ipê Amarelo (Tabebuia sp) mostra através de fotografias cada parte da planta separadamente. Pensando nos pequeninos elaboramos um material pedagógico confeccionado em feltro para que o professor possa trabalhar de forma lúdica as partes da planta (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente).  


Confeccionado por  Irany Nalim Basilio


9 de março de 2016 (atualizado dia 05-06-2016)


PASSAGEM DA EXPEDIÇÃO CHAUÁ POR MIRACEMA/RJ






A expedição chegou ao município de Miracema no dia 22/02 e permaneceu até 24/02/2016 (que foi o ultimo dia da expedição). Durante esse período os biólogos Carlos Garske e Fabiane Girardi percorreram as localidades da zona rural conhecidas como Conde, Ventanias de baixo e de cima, além de pontos em Santo Antonio de Pádua. 
A passagem por Miracema revelou os maiores bandos de Chauá registrados em um mesmo ponto durante toda a expedição. O objetivo dessa expedição foi mapear a ocorrência do papagaio Chauá (Amazona rhodocorytha) no estado do Rio de Janeiro. Esta é a primeira expedição, e abrangeu boa parte dos municípios da região norte e noroeste do estado onde há registros do papagaio Chauá. Este que está ameaçado de extinção.
Aproveitando a passagem por Miracema a bióloga Fabiane foi convidada por mim (Professora Renata Nalim) a conhecer o Colégio Estadual Deodato Linhares, onde leciono. No Colégio tivemos a oportunidade de nos reunir com as Professoras Sandra Azevedo e Ana Lúcia Lima, e com os alunos do Programa Jovens Talentos/FAPERJ. O momento foi de aprendizagem, pois a bióloga pode nos contar um pouco de sua experiência e o motivo pelo qual a expedição estava passando Miracema.

Bióloga Fabiane da Expedição Chauá com professoras e alunos.

       
                    Foto: Carlos Garske (biólogo da Expedição Chauá)

(O texto foi elaborado com a colaboração da bióloga Fabiane Girardi da Expedição Chauá)



19 de março de 2016



  O QUE FAZER COM O PAPEL GUARDADO?


Antes de dar a solução para o problema temos que saber o que é reutilizar e reciclar. Você sabe o significado das palavras REUTILIZAR e RECICLAR?
Reutilizar é usar novamente um material antes de descartá-lo. E Reciclar é transformar os produtos em matéria prima para se iniciar um novo ciclo de produção-consumo-descarte.
Quantos quilos de papel têm guardado em sua casa?
Talvez não saiba. Na verdade só nos damos conta de quanto papel guardamos na hora da organização dos armários.  E o que fazer com o papel guardado?
Podemos depositar no lixo, reutilizá-lo ou reciclá-lo. Temos várias formas de acabar com esses papéis que ficam ocupando espaço no armário. Aqui apresentaremos duas entre tantas outras. São elas:

1- Confeccionar bloquinhos (REUTILIZAR): Selecione algumas folhas e leve até uma gráfica. Peça para fazer bloquinhos para rascunho.

Sugestão: Distribua entre alunos e professores na sua escola ou ambiente de trabalho.


Bloquinhos para rascunho - Papel sendo reutilizado

2- Fazer papel reciclado (RECICLAR): Faça das folhas já utilizadas novas folhas de papel através da reciclagem.

Sugestão: Confeccionar cartões, caixinhas para lembranças, convites e muito mais.


Cartões confeccionados com papel reciclado



Referência:

BRASIL. Cartilha A3P. Revista e atualizada, 5ª Edição, Brasília, DF, 2009. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos/cartilha_a3p_36.pdf >. Acesso: 19 de mar. 2016.




30 de abril de 2016 (Atualizado dia 04-05-2016)


A IMPORTANTE FUNÇÃO DAS BORBOLETAS


“O segredo é não correr atrás das borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até você.”
Mário Quintana


As borboletas pertencem à classe Insecta e a ordem Lepidóptera. Muitos confundem borboletas com mariposas, mas elas possuem algumas diferenças, como a posição das asas quando pousam. No repouso a maioria das borboletas ficam com as asas fechadas enquanto das mariposas ficam abertas.
São insetos geralmente de vida adulta  curta. O ciclo de vida depende de cada espécie podendo durar dias, semanas ou até mesmo meses. As borboletas passam por quatro fases na vida, que são: ovo, lagarta, pupa e fase adulta. Em geral se alimentam de vegetais até chegarem na fase de pupa (mas as larvas de algumas espécies são detritívoras ou carnívoras). Já fortalecidas e desenvolvidas estão prontas para nascerem após o rompimento da crisálida.
Além de sua importância ecológica, como polinizadoras ou sendo a base de diversas cadeias alimentares, as borboletas também são excelentes indicadores de qualidade ambiental, além de nos presentear com enorme beleza.
Segundo o Professor André Freitas (2007), por serem indicadores biológicos, as borboletas nos mostram de modo rápido se a qualidade do habitat está mudando, e se para melhor ou pior.
Atualmente existem diversas espécies de borboletas ameaçadas de extinção. Um dos fatores que afetam diretamente as borboletas é alteração ambiental. Assim como outros animais, as borboletas estão perdendo o seu habitat como consequência das ações antrópicas.
Os nossos agradecimentos ao Doutor André Victor Lucci Freitas (UNICAMP) e ao Mestrando Augusto Henrique Batista Rosa (UFMG) pelas fotos cedidas de algumas borboletas ameaçadas de extinção. As fotos estão com os nomes e a categoria de ameaça em que está inserida. Também consta o local onde são encontradas.








1- Actinote quadra (Schaus, 1902), Vulnerável: Ocorrem em matas altas de MG, SP, RJ. Registro em Nova Lima-MG, 16.IV.2016.

2- Pampasatyrus glaucope boenninghausi (Foetterle,1902),  Em Perigo: Ocorrem em campos de altitude da Serra da Mantiqueira e da Bocaina. Registrada em Campos do Jordão-SP, 04.II.2016.

3- Polygrapha suprema  (Schaus, 1920), Em Perigo: Ocorrem em matas altas da Serra da Mantiqueira. Registro em Campos do Jordão, 06.II.2016.

4- Strymon ohausi (Spitz, 1933), Em Perigo: Ocorre em áreas de cerrado, de SP, DF, MG e GO. Registro em Buenópolis-MG, 27.III.2016.

5- Tithorea harmonia caissara (Zikán, 1941), Vulnerável : Ocorre em florestas preservadas na encosta da Serra da Mantiqueira, Serra do Japi (Jundiaí), e outras localidades de MG, SP, RJ e ES. Registro em Pindamonhangaba-SP, 18.X.2014.


Referências:

TISSI, Renata Nalim Basilio. Mel e a borboleta azul. 1ª ed. - Rio de Janeiro: Multifoco, 2015.

Classificação da borboleta. Tudo sobre borboletas. Disponível em: <http://www.borboleta.org/2012/01/classificacao-da-borboleta.html>. Acesso: 30 de abr. 2016.

Borboletas indicam qualidade ambiental. Jornal da UNICAMP, Campinas, 2007, p. 12. Disponível em: <http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/ju349pg12.pdf >. Acesso: 30 de abr. 2016.

SCHWANKE, Cibele; CADEI, Marilene de Sá. Instrumentação em Zoologia, Botânica e Ecologia. v. 2;– Rio de Janeiro : Fundação CECIERJ, 2009, p. 18.




04 de maio de 2016 (Atualizado dia 08-05-2016)

Saúde

ABÓBORA OU JERIMUM?

Abóbora tem sua origem nas Américas. Civilizações antigas já conheciam e consumiam este fruto.  No século XVI começa a ser importada para Europa. Ela possui propriedades medicinais e é utilizada na culinária. Dependendo da região pode receber outros nomes, como: moranga, jerimum, entre outros. Isso nos mostra como o Brasil é rico em diversidade biológica e cultural. Rica em caroteno (vitamina A), ao alto teor em minerais, oligoelementos (microminerais) e fibras, a abóbora age como protetora cardiovascular, retardando o envelhecimento. Da abóbora tudo se aproveita (casca, polpa, sementes e folhas).

Cultivo de abóbora

Abóbora
  
Mini abóbora

Mini abóbora - polpa e sementes




Referências:

-DANTAS, Tiago. "Abóbora"; Brasil Escola. Disponível em < http://brasilescola.uol.com.br/saude/abobora.htm>. Acesso dia: 04 de maio de 2016.

-LOSCHI, Fernanda. Mini moranga; Fruticultura Fiorello. Disponível em: <http://www.fruticulturafiorello.com.br/#!abbora-em-miniatura/c1up>. Acesso dia: 04 de maio de 2016.

-Abobrinha. Disponível em: <http://www.fiel.pt/pt/catalogo/legumes-miniatura/aboborinha/>. Acesso dia: 04 de maio de 2016.

-SANTOS, Marcelo G., MERHY, Thiago S. M., Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências (FFP/Uerj) e IFPJ. Fruta, verdura, ou legume? Ciência Hoje das crianças.  Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/fruta-verdura-ou-legume/>. Acesso dia: 04 de maio de 2016.





05 de junho de 2016




CHAUÁ: UM PAPAGAIO AMEAÇADO DE EXTINÇÃO

A Expedição Chauá lança um cartaz na sua segunda expedição para sensibilizar a população contra o tráfico de papagaios e a preservação da espécie. Os biólogos responsáveis são Carlos Garske e Fabiane Girardi. Eles estão visitando municípios do estado do Rio de Janeiro em busca de registros da espécie Chauá (Amazona rhodocorytha)








05 de junho de 2016


05 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


A data escolhida para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente foi 05 de junho. Esta data foi instituída em 1972 em uma reunião da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), em Estocolmo, na Suécia. Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar a população no geral para os problemas ambientais e preservação dos recursos naturais. O Papa Emérito Bento XVI já havia voltado o olhar para questões ambientais. Hoje temos o Papa Francisco que em 2015, nos escreve uma Carta Encíclica "Louvado Seja". Esta carta nos convida a um diálogo acerca do que ele chama de "nossa Casa Comum".
Questões sobre o meio ambiente não são para serem refletidas apenas em um único dia do ano. Deve-se refletir, preservar e buscar soluções diariamente para tais questões. Cuidar do meio ambiente hoje é plantar a semente da esperança para as próximas gerações.
Estamos vivendo em uma época que não dá mais para esperar. O planeta Terra já não suporta tantas agressões causadas por seus habitantes. Em comemoração um grupo de moradores do Bairro Caloy em Miracema/RJ, escolheu plantar quatro mudas de árvores neste dia. O gesto é pequeno, mas acreditamos que é uma forma de contribuir com o meio ambiente.  E você, o que fará hoje pelo meio ambiente?






Referências:

BERTELL, Mariana. Agências da ONU no Brasil celebram Dia Mundial do Meio Ambiente. Disponível em: < https://nacoesunidas.org/agencias-da-onu-no-brasil-celebram-dia-mundial-do-meio-ambiente/>. Acesso em: 04 de jun.2016.

CHAVES, Marcelo. Dia Mundial do Meio Ambiente. Gazeta Digital. Disponível em: < http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/60/materia/480744/t/dia-mundial-do-meio-ambiente >. Acesso em: 04 de jun.2016.

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "05 de Junho — Dia Mundial do Meio Ambiente"; Brasil Escola. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm. Acesso em 04 de jun.2016.


09 de junho de 2016
SEMANA DO MEIO AMBIENTE

“Participar da Semana do Meio Ambiente foi algo surpreendente, pois tive a oportunidade de conhecer projetos inovadores e sustentáveis. Encontrei pessoas empenhadas e que buscam constantemente preservar e ajudar o meio ambiente. Sem contar que o espaço onde fica o Laboratório Horto Viveiro é acolhedor e encantador.”


Participação (08-06-16) com os livros infantis: A Floresta Encantada,
As Partes do Ipê Amarelo (tabebuia sp) e Mel e a borboleta azul.

Professora e escritora Renata Nalim Basilio Tissi


31 de julho de 2017
 II ENCONTRO DE PRÁTICAS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS (CIMAI) EM JUIZ DE FORA - MG



Participar e ter um trabalho aceito nesse evento foi algo maravilhoso. O trabalho apresentado foi sobre "As Contribuições do Livro Infantil Alfabetizando com Textos no Ensino de Ciências, Português e Artes nos Anos Inicias". Esse evento foi promovido pela Faculdade de Educação-UFJF, coordenado pelo professor Reginaldo Fernando Carneiro, realizado nos dias 02 e 03 de junho de 2017.
Acesse o link abaixo para ter acesso aos trabalhos apresentados nesse evento: 





2 comentários:

  1. Olá Jaraney,

    Agradeço por acompanhar o Blog BIOEXATAS!

    Abraços,

    Renata

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  2. Adorei ganhar as mini abóboras, são lindas! Como nunca tinha visto resolvi pesquisar. O Blog BIOEXATAS agradece o seu presente Tia Lena!

    Abraços,

    Renata

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