4 de março de 2016
Sugestão de Atividade
Educação Infantil
O livro As Partes do Ipê Amarelo (Tabebuia sp) mostra
através de fotografias cada parte da planta separadamente. Pensando nos
pequeninos elaboramos um material pedagógico confeccionado em feltro para
que o professor possa trabalhar de forma lúdica as partes da planta
(raiz, caule, folha, flor, fruto e semente).
Confeccionado por Irany Nalim Basilio
9 de março de 2016 (atualizado dia 05-06-2016)
PASSAGEM DA EXPEDIÇÃO
CHAUÁ POR MIRACEMA/RJ
A expedição chegou ao município de Miracema no dia 22/02 e
permaneceu até 24/02/2016 (que foi o ultimo dia da expedição). Durante esse
período os biólogos Carlos Garske e Fabiane Girardi percorreram as localidades
da zona rural conhecidas como Conde, Ventanias de baixo e de cima, além de
pontos em Santo Antonio de Pádua.
A passagem por Miracema revelou os maiores bandos de Chauá
registrados em um mesmo ponto durante toda a expedição. O objetivo dessa
expedição foi mapear a ocorrência do papagaio Chauá (Amazona rhodocorytha) no
estado do Rio de Janeiro. Esta é a primeira expedição, e abrangeu boa parte dos
municípios da região norte e noroeste do estado onde há registros do papagaio
Chauá. Este que está ameaçado de extinção.
Aproveitando a passagem por Miracema a bióloga Fabiane foi
convidada por mim (Professora Renata Nalim) a conhecer o Colégio Estadual
Deodato Linhares, onde leciono. No Colégio tivemos a oportunidade de nos reunir
com as Professoras Sandra Azevedo e Ana Lúcia Lima, e com os alunos do Programa
Jovens Talentos/FAPERJ. O momento foi de aprendizagem, pois a bióloga pode
nos contar um pouco de sua experiência e o motivo pelo qual a expedição estava
passando Miracema.
Foto:
Carlos Garske (biólogo da Expedição
Chauá)
Foto:
Carlos Garske (biólogo da Expedição
Chauá)
(O texto foi elaborado com a colaboração da bióloga Fabiane Girardi da Expedição Chauá)
(O texto foi elaborado com a colaboração da bióloga Fabiane Girardi da Expedição Chauá)
19 de março de 2016
O QUE FAZER COM O PAPEL GUARDADO?
Antes de dar a solução para o problema temos que saber o que é reutilizar e reciclar. Você sabe o significado das palavras REUTILIZAR e RECICLAR?
Reutilizar é
usar novamente um material antes de descartá-lo. E Reciclar é transformar os produtos em matéria prima para se iniciar
um novo ciclo de produção-consumo-descarte.
Quantos
quilos de papel têm guardado em sua casa?
Talvez
não saiba. Na verdade só nos damos conta de quanto papel guardamos na hora da organização
dos armários. E o que fazer com o papel
guardado?
Podemos
depositar no lixo, reutilizá-lo ou reciclá-lo. Temos
várias formas de acabar com esses papéis que ficam ocupando espaço no armário. Aqui
apresentaremos duas entre tantas outras. São elas:
1-
Confeccionar bloquinhos (REUTILIZAR): Selecione algumas folhas e leve até uma
gráfica. Peça para fazer bloquinhos para rascunho.
Sugestão: Distribua
entre alunos e professores na sua escola ou ambiente de trabalho.
2-
Fazer papel reciclado (RECICLAR): Faça das folhas já utilizadas novas folhas de
papel através da reciclagem.
Sugestão:
Confeccionar cartões, caixinhas para lembranças, convites e muito mais.
Cartões confeccionados com papel reciclado
Referência:
BRASIL. Cartilha A3P. Revista e atualizada, 5ª Edição, Brasília,
DF, 2009. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos/cartilha_a3p_36.pdf
>. Acesso: 19 de mar. 2016.
30 de abril de 2016 (Atualizado dia 04-05-2016)
A IMPORTANTE FUNÇÃO DAS BORBOLETAS
“O segredo é não correr atrás das
borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até você.”
Mário Quintana
As
borboletas pertencem à classe Insecta e a ordem Lepidóptera. Muitos confundem
borboletas com mariposas, mas elas possuem algumas diferenças, como a posição das
asas quando pousam. No repouso a maioria das borboletas ficam com as asas fechadas
enquanto das mariposas ficam abertas.
São
insetos geralmente de vida adulta curta.
O ciclo de vida depende de cada espécie podendo durar dias, semanas ou até
mesmo meses. As borboletas passam por quatro fases na vida, que são: ovo,
lagarta, pupa e fase adulta. Em geral se alimentam de vegetais até chegarem na
fase de pupa (mas as larvas de algumas espécies são detritívoras ou carnívoras).
Já fortalecidas e desenvolvidas estão prontas para nascerem após o rompimento
da crisálida.
Além
de sua importância ecológica, como polinizadoras ou sendo a base de diversas
cadeias alimentares, as borboletas também são excelentes indicadores de qualidade
ambiental, além de nos presentear com enorme beleza.
Segundo
o Professor André Freitas (2007), por serem indicadores biológicos, as
borboletas nos mostram de modo rápido se a qualidade do habitat está mudando, e
se para melhor ou pior.
Atualmente
existem diversas espécies de borboletas ameaçadas de extinção. Um dos fatores
que afetam diretamente as borboletas é alteração ambiental.
Assim como outros animais, as borboletas estão perdendo o seu habitat como
consequência das ações antrópicas.
Os
nossos agradecimentos ao Doutor André Victor Lucci Freitas (UNICAMP) e ao Mestrando
Augusto Henrique Batista Rosa (UFMG) pelas fotos cedidas de algumas borboletas
ameaçadas de extinção. As fotos estão com os nomes e a categoria de ameaça em que
está inserida. Também consta o local onde são encontradas.
1- Actinote
quadra (Schaus, 1902), Vulnerável: Ocorrem em matas altas de MG, SP, RJ.
Registro em Nova Lima-MG, 16.IV.2016.
2- Pampasatyrus
glaucope boenninghausi (Foetterle,1902),
Em Perigo: Ocorrem em campos de altitude da Serra da Mantiqueira e
da Bocaina. Registrada em Campos do Jordão-SP, 04.II.2016.
3- Polygrapha suprema (Schaus,
1920), Em Perigo: Ocorrem em matas altas da Serra da Mantiqueira. Registro em
Campos do Jordão, 06.II.2016.
4- Strymon
ohausi (Spitz, 1933), Em Perigo: Ocorre em áreas de cerrado, de SP, DF, MG e
GO. Registro em Buenópolis-MG, 27.III.2016.
5- Tithorea
harmonia caissara (Zikán, 1941), Vulnerável : Ocorre em florestas preservadas
na encosta da Serra da Mantiqueira, Serra do Japi (Jundiaí), e outras
localidades de MG, SP, RJ e ES. Registro em Pindamonhangaba-SP, 18.X.2014.
Referências:
TISSI, Renata Nalim
Basilio. Mel e a borboleta azul. 1ª
ed. - Rio de Janeiro: Multifoco, 2015.
Classificação da
borboleta. Tudo sobre borboletas.
Disponível em: <http://www.borboleta.org/2012/01/classificacao-da-borboleta.html>.
Acesso: 30 de abr. 2016.
Borboletas indicam
qualidade ambiental. Jornal da UNICAMP,
Campinas, 2007, p. 12. Disponível em: <http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/ju349pg12.pdf
>. Acesso: 30 de abr. 2016.
SCHWANKE, Cibele; CADEI,
Marilene de Sá. Instrumentação em
Zoologia, Botânica e Ecologia. v. 2;– Rio de Janeiro : Fundação CECIERJ,
2009, p. 18.
04 de maio de 2016 (Atualizado dia 08-05-2016)
Saúde
ABÓBORA
OU JERIMUM?
Abóbora tem sua origem nas Américas. Civilizações antigas já conheciam e consumiam este fruto. No século XVI começa a ser importada para Europa.
Ela possui propriedades medicinais e é utilizada na culinária. Dependendo da
região pode receber outros nomes, como: moranga, jerimum, entre outros. Isso
nos mostra como o Brasil é rico em diversidade biológica e cultural. Rica em caroteno (vitamina A), ao
alto teor em minerais, oligoelementos (microminerais) e fibras, a abóbora age
como protetora cardiovascular, retardando o envelhecimento. Da abóbora tudo se aproveita (casca, polpa, sementes e folhas).
Cultivo de abóbora
Abóbora
Mini abóbora
Referências:
-DANTAS, Tiago. "Abóbora"; Brasil
Escola. Disponível em <
http://brasilescola.uol.com.br/saude/abobora.htm>. Acesso dia: 04 de maio de 2016.
-LOSCHI, Fernanda. Mini moranga; Fruticultura Fiorello. Disponível em:
<http://www.fruticulturafiorello.com.br/#!abbora-em-miniatura/c1up>. Acesso dia: 04 de maio de 2016.
-Abobrinha. Disponível em: <http://www.fiel.pt/pt/catalogo/legumes-miniatura/aboborinha/>. Acesso dia: 04 de maio de 2016.
-SANTOS, Marcelo G., MERHY, Thiago
S. M., Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências (FFP/Uerj) e IFPJ. Fruta,
verdura, ou legume? Ciência Hoje das crianças. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/fruta-verdura-ou-legume/>. Acesso
dia: 04 de maio de 2016.
05 de junho de 2016
CHAUÁ: UM PAPAGAIO AMEAÇADO DE EXTINÇÃO
A Expedição Chauá lança um cartaz na sua segunda expedição para sensibilizar a população contra o tráfico de papagaios e a preservação da espécie. Os biólogos responsáveis são Carlos Garske e Fabiane Girardi. Eles estão visitando municípios do estado do Rio de Janeiro em busca de registros da espécie Chauá (Amazona rhodocorytha).
Visite a página no Facebook: https://www.facebook.com/expedicaochaua/?fref=ts
05 de junho de 2016
05 DE JUNHO – DIA
MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
A data escolhida para comemorar o Dia Mundial do
Meio Ambiente foi 05 de junho. Esta data foi instituída em 1972 em uma reunião
da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), em Estocolmo, na Suécia. Esta
comemoração tem como objetivo sensibilizar a população no geral para os
problemas ambientais e preservação dos recursos naturais. O Papa Emérito Bento XVI
já havia voltado o olhar para questões ambientais. Hoje temos o Papa Francisco
que em 2015, nos escreve uma Carta Encíclica "Louvado Seja". Esta carta
nos convida a um diálogo acerca do que ele chama de "nossa Casa
Comum".
Questões sobre o meio ambiente não são para serem
refletidas apenas em um único dia do ano. Deve-se refletir, preservar e buscar
soluções diariamente para tais questões. Cuidar do meio ambiente hoje é plantar
a semente da esperança para as próximas gerações.
Estamos vivendo em uma época que não dá mais para
esperar. O planeta Terra já não suporta tantas agressões causadas por seus
habitantes. Em
comemoração um grupo de moradores do Bairro Caloy em Miracema/RJ, escolheu
plantar quatro mudas de árvores neste dia. O gesto é pequeno, mas
acreditamos que é uma forma de contribuir com o meio ambiente. E você, o que fará hoje pelo meio ambiente?
Referências:
BERTELL, Mariana. Agências da ONU no Brasil
celebram Dia Mundial do Meio Ambiente. Disponível em: < https://nacoesunidas.org/agencias-da-onu-no-brasil-celebram-dia-mundial-do-meio-ambiente/>.
Acesso em: 04 de jun.2016.
CHAVES, Marcelo. Dia
Mundial do Meio Ambiente. Gazeta Digital. Disponível em: < http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/60/materia/480744/t/dia-mundial-do-meio-ambiente >. Acesso em: 04 de jun.2016.
SANTOS, Vanessa Sardinha Dos.
"05 de Junho — Dia Mundial do Meio Ambiente"; Brasil
Escola. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm.
Acesso em 04 de jun.2016.
09 de junho de 2016
SEMANA DO MEIO AMBIENTE
“Participar da
Semana do Meio Ambiente foi algo surpreendente, pois tive a oportunidade de
conhecer projetos inovadores e sustentáveis. Encontrei pessoas empenhadas e que
buscam constantemente preservar e ajudar o meio ambiente. Sem contar que o
espaço onde fica o Laboratório Horto Viveiro é acolhedor e encantador.”
Participação (08-06-16) com
os livros infantis: A Floresta Encantada,
As Partes do Ipê Amarelo (tabebuia
sp) e Mel e a borboleta azul.
Professora e escritora Renata Nalim Basilio Tissi
31 de julho de 2017
II ENCONTRO DE PRÁTICAS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS (CIMAI) EM JUIZ DE FORA - MG
Participar e ter um trabalho aceito nesse evento foi algo maravilhoso. O trabalho apresentado foi sobre "As Contribuições do Livro Infantil Alfabetizando com Textos no Ensino de Ciências, Português e Artes nos Anos Inicias". Esse evento foi promovido pela Faculdade de Educação-UFJF, coordenado pelo professor Reginaldo Fernando Carneiro, realizado nos dias 02 e 03 de junho de 2017.
Acesse o link abaixo para ter acesso aos trabalhos apresentados nesse evento:
Reutilizar é
usar novamente um material antes de descartá-lo. E Reciclar é transformar os produtos em matéria prima para se iniciar
um novo ciclo de produção-consumo-descarte.
Quantos
quilos de papel têm guardado em sua casa?
30 de abril de 2016 (Atualizado dia 04-05-2016)
A IMPORTANTE FUNÇÃO DAS BORBOLETAS
“O segredo é não correr atrás das
borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até você.”
Mário Quintana
As
borboletas pertencem à classe Insecta e a ordem Lepidóptera. Muitos confundem
borboletas com mariposas, mas elas possuem algumas diferenças, como a posição das
asas quando pousam. No repouso a maioria das borboletas ficam com as asas fechadas
enquanto das mariposas ficam abertas.
São
insetos geralmente de vida adulta curta.
O ciclo de vida depende de cada espécie podendo durar dias, semanas ou até
mesmo meses. As borboletas passam por quatro fases na vida, que são: ovo,
lagarta, pupa e fase adulta. Em geral se alimentam de vegetais até chegarem na
fase de pupa (mas as larvas de algumas espécies são detritívoras ou carnívoras).
Já fortalecidas e desenvolvidas estão prontas para nascerem após o rompimento
da crisálida.
Além
de sua importância ecológica, como polinizadoras ou sendo a base de diversas
cadeias alimentares, as borboletas também são excelentes indicadores de qualidade
ambiental, além de nos presentear com enorme beleza.
Segundo
o Professor André Freitas (2007), por serem indicadores biológicos, as
borboletas nos mostram de modo rápido se a qualidade do habitat está mudando, e
se para melhor ou pior.
Atualmente
existem diversas espécies de borboletas ameaçadas de extinção. Um dos fatores
que afetam diretamente as borboletas é alteração ambiental.
Assim como outros animais, as borboletas estão perdendo o seu habitat como
consequência das ações antrópicas.
Os
nossos agradecimentos ao Doutor André Victor Lucci Freitas (UNICAMP) e ao Mestrando
Augusto Henrique Batista Rosa (UFMG) pelas fotos cedidas de algumas borboletas
ameaçadas de extinção. As fotos estão com os nomes e a categoria de ameaça em que
está inserida. Também consta o local onde são encontradas.
1- Actinote
quadra (Schaus, 1902), Vulnerável: Ocorrem em matas altas de MG, SP, RJ.
Registro em Nova Lima-MG, 16.IV.2016.
2- Pampasatyrus
glaucope boenninghausi (Foetterle,1902),
Em Perigo: Ocorrem em campos de altitude da Serra da Mantiqueira e
da Bocaina. Registrada em Campos do Jordão-SP, 04.II.2016.
3- Polygrapha suprema (Schaus,
1920), Em Perigo: Ocorrem em matas altas da Serra da Mantiqueira. Registro em
Campos do Jordão, 06.II.2016.
4- Strymon
ohausi (Spitz, 1933), Em Perigo: Ocorre em áreas de cerrado, de SP, DF, MG e
GO. Registro em Buenópolis-MG, 27.III.2016.
5- Tithorea
harmonia caissara (Zikán, 1941), Vulnerável : Ocorre em florestas preservadas
na encosta da Serra da Mantiqueira, Serra do Japi (Jundiaí), e outras
localidades de MG, SP, RJ e ES. Registro em Pindamonhangaba-SP, 18.X.2014.
Referências:
TISSI, Renata Nalim
Basilio. Mel e a borboleta azul. 1ª
ed. - Rio de Janeiro: Multifoco, 2015.
Classificação da
borboleta. Tudo sobre borboletas.
Disponível em: <http://www.borboleta.org/2012/01/classificacao-da-borboleta.html>.
Acesso: 30 de abr. 2016.
Borboletas indicam
qualidade ambiental. Jornal da UNICAMP,
Campinas, 2007, p. 12. Disponível em: <http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/ju349pg12.pdf
>. Acesso: 30 de abr. 2016.
SCHWANKE, Cibele; CADEI,
Marilene de Sá. Instrumentação em
Zoologia, Botânica e Ecologia. v. 2;– Rio de Janeiro : Fundação CECIERJ,
2009, p. 18.
04 de maio de 2016 (Atualizado dia 08-05-2016)
Saúde
ABÓBORA
OU JERIMUM?
Abóbora tem sua origem nas Américas. Civilizações antigas já conheciam e consumiam este fruto. No século XVI começa a ser importada para Europa.
Ela possui propriedades medicinais e é utilizada na culinária. Dependendo da
região pode receber outros nomes, como: moranga, jerimum, entre outros. Isso
nos mostra como o Brasil é rico em diversidade biológica e cultural. Rica em caroteno (vitamina A), ao
alto teor em minerais, oligoelementos (microminerais) e fibras, a abóbora age
como protetora cardiovascular, retardando o envelhecimento. Da abóbora tudo se aproveita (casca, polpa, sementes e folhas).
Cultivo de abóbora |
Abóbora |
Mini abóbora |
Referências:
-DANTAS, Tiago. "Abóbora"; Brasil
Escola. Disponível em <
http://brasilescola.uol.com.br/saude/abobora.htm>. Acesso dia: 04 de maio de 2016.
-LOSCHI, Fernanda. Mini moranga; Fruticultura Fiorello. Disponível em:
<http://www.fruticulturafiorello.com.br/#!abbora-em-miniatura/c1up>. Acesso dia: 04 de maio de 2016.
-Abobrinha. Disponível em: <http://www.fiel.pt/pt/catalogo/legumes-miniatura/aboborinha/>. Acesso dia: 04 de maio de 2016.
-SANTOS, Marcelo G., MERHY, Thiago
S. M., Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências (FFP/Uerj) e IFPJ. Fruta,
verdura, ou legume? Ciência Hoje das crianças. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/fruta-verdura-ou-legume/>. Acesso
dia: 04 de maio de 2016.
05 de junho de 2016
CHAUÁ: UM PAPAGAIO AMEAÇADO DE EXTINÇÃO
A Expedição Chauá lança um cartaz na sua segunda expedição para sensibilizar a população contra o tráfico de papagaios e a preservação da espécie. Os biólogos responsáveis são Carlos Garske e Fabiane Girardi. Eles estão visitando municípios do estado do Rio de Janeiro em busca de registros da espécie Chauá (Amazona rhodocorytha).
Visite a página no Facebook: https://www.facebook.com/expedicaochaua/?fref=ts
05 de junho de 2016
05 DE JUNHO – DIA
MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
A data escolhida para comemorar o Dia Mundial do
Meio Ambiente foi 05 de junho. Esta data foi instituída em 1972 em uma reunião
da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), em Estocolmo, na Suécia. Esta
comemoração tem como objetivo sensibilizar a população no geral para os
problemas ambientais e preservação dos recursos naturais. O Papa Emérito Bento XVI
já havia voltado o olhar para questões ambientais. Hoje temos o Papa Francisco
que em 2015, nos escreve uma Carta Encíclica "Louvado Seja". Esta carta
nos convida a um diálogo acerca do que ele chama de "nossa Casa
Comum".
Questões sobre o meio ambiente não são para serem
refletidas apenas em um único dia do ano. Deve-se refletir, preservar e buscar
soluções diariamente para tais questões. Cuidar do meio ambiente hoje é plantar
a semente da esperança para as próximas gerações.
Estamos vivendo em uma época que não dá mais para
esperar. O planeta Terra já não suporta tantas agressões causadas por seus
habitantes. Em
comemoração um grupo de moradores do Bairro Caloy em Miracema/RJ, escolheu
plantar quatro mudas de árvores neste dia. O gesto é pequeno, mas
acreditamos que é uma forma de contribuir com o meio ambiente. E você, o que fará hoje pelo meio ambiente?
Referências:
BERTELL, Mariana. Agências da ONU no Brasil
celebram Dia Mundial do Meio Ambiente. Disponível em: < https://nacoesunidas.org/agencias-da-onu-no-brasil-celebram-dia-mundial-do-meio-ambiente/>.
Acesso em: 04 de jun.2016.
CHAVES, Marcelo. Dia
Mundial do Meio Ambiente. Gazeta Digital. Disponível em: < http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/60/materia/480744/t/dia-mundial-do-meio-ambiente >. Acesso em: 04 de jun.2016.
SANTOS, Vanessa Sardinha Dos.
"05 de Junho — Dia Mundial do Meio Ambiente"; Brasil
Escola. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm.
Acesso em 04 de jun.2016.
09 de junho de 2016
SEMANA DO MEIO AMBIENTE
“Participar da
Semana do Meio Ambiente foi algo surpreendente, pois tive a oportunidade de
conhecer projetos inovadores e sustentáveis. Encontrei pessoas empenhadas e que
buscam constantemente preservar e ajudar o meio ambiente. Sem contar que o
espaço onde fica o Laboratório Horto Viveiro é acolhedor e encantador.”
Participação (08-06-16) com
os livros infantis: A Floresta Encantada,
As Partes do Ipê Amarelo (tabebuia
sp) e Mel e a borboleta azul.
|
Professora e escritora Renata Nalim Basilio Tissi |
31 de julho de 2017
II ENCONTRO DE PRÁTICAS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS (CIMAI) EM JUIZ DE FORA - MG
Participar e ter um trabalho aceito nesse evento foi algo maravilhoso. O trabalho apresentado foi sobre "As Contribuições do Livro Infantil Alfabetizando com Textos no Ensino de Ciências, Português e Artes nos Anos Inicias". Esse evento foi promovido pela Faculdade de Educação-UFJF, coordenado pelo professor Reginaldo Fernando Carneiro, realizado nos dias 02 e 03 de junho de 2017.
Acesse o link abaixo para ter acesso aos trabalhos apresentados nesse evento:
Olá Jaraney,
ResponderExcluirAgradeço por acompanhar o Blog BIOEXATAS!
Abraços,
Renata
Adorei ganhar as mini abóboras, são lindas! Como nunca tinha visto resolvi pesquisar. O Blog BIOEXATAS agradece o seu presente Tia Lena!
ResponderExcluirAbraços,
Renata